Maioria das vítimas de estupro são menores de idade, segundo pesquisa

Publicado em 13/06/2018 às 09:25h

O Atlas da Violência 2018 revelou que dos 22.918 casos de estupro registrados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil, cerca de 68% das vítimas eram menores de idade. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), os crimes cometidos contra crianças de 13 anos de idade correspondem a 50,9%, 17% das vítimas eram adolescentes e 32,1% maiores de idade. 
 
Quando se trata de estupro coletivo, o indíce continua alarmante. Do total, 43,7% são crianças, 20,1% adolescentes e 36,2% adultos. Apesar disso, o levantamento ainda não corresponde a realidade da violência cometida contra a mulher no Brasil. Como aparece no estudo, os números de estupros recolhidos pela polícia foi mais que o dobro do que os coletados pelo SUS. As polícias brasileiras registraram um total de 49.497 estupros e o orgão de saúde atendeu apenas 22.918 no mesmo período. 
 
A pesquisa também apontou a alta taxa de recorrência nos casos. No ano passado, 42,4% das vítimas dissseram que não era a primeira vez que foram violentadas. Na maioria dos casos, os autores dos crimes eram pessoas próximas das vítimas. O estado de São Paulo foi o que registrou o maior número de estupros no país, com mais de 10 mil, enquanto a Bahia contabilizou quase 3 mil casos de estupro. Fonte: Bahia Notícias


PUBLICIDADE